Famílias de artistas: As irmãs Anguissola II

E para terminar os posts desta semana, falo das outras quatro irmãs Anguissola, três das quais foram, como as mais velhas, pintoras.

Lucia Anguissola, a terceira, que já vimos retratada por Sofonisba no Jogo de Xadrez, é a mais conhecida a seguir à irmã mais velha, mas, infelizmente, a sua morte prematura não permitiu que atingisse uma fama tão grande. Filippo Baldinucci, outro dos teóricos do século XVI, não hesitou em dizer que se não tivesse morrido tão cedo, Lucia poderia ter suplantado em talento a irmã mais velha, com quem aprendera.

Lucia_Anguissola,_Self_Portrait,_1557

Auto-retrato, Lucia Anguissola, 1557, Castello Sforzesco, Milão

Como Sofonisba, especializou-se em retratos e auto-retratos. No entanto, a semelhança de estilos entre as duas faz com que muitas das suas obras se confundam e crê-se que pode haver, entre as pinturas atribuídas a Sofonisba, algumas da autoria da sua irmã. Com certezas, apenas se podem atribuir duas obras à sua mão, uma Nossa Senhora em paradeiro desconhecido e o retrato de Pietro Manna, médico de Cremona, mencionado por Vasari, pintada quando era ainda jovem, como indica a assinatura “Lucia Anguissola Amilcaris F[iliae] Adolescens F[ecit] (Lucia Anguissola, filha de Amilcare, adolescente, fez). Também pode ser da sua mão o pequeno retrato, talvez, de Europa Anguissola, cujo paradeiro não consegui descortinar. Também Europa foi pintora de retratos e cenas religiosas. Infelizmente, hoje não se conhece nenhuma obra sua.

Pietro Manna, médico de Cremona, Lucia Anguissola, 1557, Museo del Prado, Madrid; Possível retrato de Europa Anguissola, atrib. Lucia Anguissola

A quarta irmã, Minerva Anguissola, foi a única que não pintou. Em contrapartida, era uma excelente conhecedora de latim, uma mulher letrada que se tornou professora. Serviu, também, de modelo para as irmãs, assim como o seu único irmão, Asdrubale, retratado com o seu pai e com Minerva numa bela pintura de 1564. Sofonisba também retratou a sua mãe, Bianca Ponzoni e há quem queira, ainda, ver na imagem em destaque deste post Três crianças e um cão, os irmãos de Sofonisba, mas a data incerta da pintura não permite ter certezas sobre esta afirmação.

Retrato de Minerva Anguissola, Sofonisba Anguissola, c. 1564, Milwaukee Art Museum, Wisconsin; Minerva Anguissola com o pai, Amilcare, e o irmão, Asdrubale, Sofonisba Anguissola, Nivaagaard Museum, Dinamarca

Três crianças com um cão, Sofonisba Anguissola, 1570-590, colecção privada; Retrato de Bianca Ponzoni, Sofonisba Anguissola, 1577, Gemäldegalerie, Berlin, Germany

Já Anna Maria, última das irmãs Anguissola, também pintava, mas abandonou a sua actividade quando casou, em 1574, com um primo, Giacomo Sommi. Pintava, como as irmãs mais velhas, retratos, além de cenas religiosas.

Existiram pinturas suas, em colecções privadas, uma delas mencionada no século XIX com a assinatura “ANNA MARIA VIRGO AMILCARIS ANGUISOLI ET SOPHONIS SOROR SUAE AETATIS ANNORUM QUINDICIM FECIT”. Ou seja, mais ou menos, “Anna Maria, virgem, [filha] de Amilcare Anguissola e irmã de Sofonisba, a fez com idade de 15 anos”. O estatuto de virgem era muito salientado pelas pintoras; também Sofonisba assinava deste modo as suas obras de arte, assim como outras artistas da sua época, como Lavínia Fontana. O facto de Anna Maria se identificar como irmã de Sofonisba mostra que a fama desta era tal que era favorável às suas irmãs serem associadas com ela. E notem que Anna Maria tinha apenas quinze anos quando pintou, revelando a sua precocidade e, certamente, a influência das irmãs.

Infelizmente, hoje só se conhece, com certeza, uma pintura da sua autoria, assinada ANNAE MARIAE AMILCHARIS ANGUISOLA FILIAE. Trata-se de uma Sagrada Família com São Francisco, conservada no Museo Civico di Cremona. Outras obras encontram-se em colecções privadas ou não lhe são tão facilmente atribuíveis.

Anna_maria_anguissola,_sacra_famiglia_con_san_francesco,_01

Sagrada Família com S. Francisco, Anna Maria Anguissola, Museo Civico “Ala Ponzone”, Cremona

 

E, assim, cheguei ao fim desta série sobre as irmãs Anguissola. Espero que tenham gostado de conhecer estas pintoras, mesmo que a obra da maior parte delas seja escassa ou tenha desaparecido com os tempos. Talvez, futuramente, se venham a descobrir ainda mais pinturas destas autoras que venham alargar o conhecimento que temos sobre elas. Para a semana, falarei sobre outras famílias de artistas.

Maria Teresa Oliveira

Referências e fotografias:

GARRARD, Mary D. “Here’s Looking at Me: Sofonisba Anguissola and the Problem of the Woman Artist”. Renaissance Quarterly, Vol. 47, no. 3 (Outono, 1994), pp. 556-622.

JACOBS, Frederika H., “Woman’s Capacity to Create: The Unusual Case of Sofonisba Anguissola”. Renaissance Quarterly, Vol. 47, no. 1 (Primavera, 1994), pp. 74-101.

https://www.museodelprado.es/coleccion/artista/anguissola-lucia/231a5d88-ea44-435a-80d4-c425480cb60a?searchMeta=anguissola

http://clara.nmwa.org/index.php?g=entity_detail&entity_id=17318

https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/pietro-manna-medico-de-cremona/c36775d8-10f4-443e-a1fe-c49e73a1c5ef

http://collection.mam.org/details.php?id=14898

https://en.wikipedia.org/wiki/Sofonisba_Anguissola

https://de.wikipedia.org/wiki/Anna_Maria_Anguissola

https://it.wikipedia.org/wiki/Anna_Maria_Anguissola

https://www.wikiart.org/en/sofonisba-anguissola/three-children-with-dog-1590

https://www.wikiart.org/en/sofonisba-anguissola/portrait-of-bianca-ponzoni-anguissola-the-artist-s-mother-1557

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s